quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais informações

Caros amigos participantes do blog...

trago agora informações mais detalhadas a respeito deste projeto, que faz parte do meu trabalho de conclusão de curso e não tem fins lucrativos. Portanto, os participantes que aceitarem participar desta proposta devem entender que não receberão nenhuma compensação financeira para fazê-lo. Mais especificamente, falarei dos nossos procedimentos. A duração total do projeto será de quatro meses, com prazo para ser finalizado no final de outubro, quando terei que entregá-lo finalizado para avaliação. Até lá participaremos conjuntamente da pré-produção de um filme curta-metragem ficcional, desde a concepção da ideia até a discussão sobre o roteiro.


Existem alguns pré-requisitos para a feitura do filme; um deles é que os equipamentos técnicos a serem utilizados pertencem à própria UESC. Outra questão técnica é relacionada ao fato de que o trabalho faz parte do meu TCC e, por esse motivo, terei que participar diretamente das fases de pré-produção, produção e pós-produção, exercendo individualmente as funções de roteirista, diretor e editor. Entretanto, as discussões levantadas neste espaço moverão a base deste trabalho, pois os participantes do blog escolherão o tema, sub-temas, gênero ou mescla de gêneros da obra, além do eixo narrativo. A estimativa é de que tais discussões se desenrolem até o fim do mês de agosto e que funcionarão como substrato para que eu escreva o roteiro baseado nas ideias apresentadas. O roteiro será enviado para os participantes que, por sua vez, poderão fazer considerações a respeito do texto, indicando os pontos positivos e negativos e também sugerindo alterações.


Após tudo isso, a obra retornará ao blog. Postarei um link para a exibição do filme neste espaço virtual, para que cada participante posso comentar sobre a obra.



Será um grande desafio. Todos topam???

14 comentários:

  1. Confiando no seu potencial cinefílico e cinematográfico, topo - com possíveis limitações óbvias de quem precisa ganhar a vida...
    Não me decepcione, hehe...

    ResponderExcluir
  2. Me parece uma ideia por demais interessante. Aguardo ansiosamente o que está por vir. Então que comecem os trabalhos...

    1- Qual a duração estimada do produto final???
    2- Existe alguma limitação quanto ao número de personagens???
    3- Existe alguma limitação com relação a deslocamento e espaço físico???
    4- Quais os recursos técnicos disponíveis para a realização desta ideia??? [Acredito que essa questão vem a ser de suma importância ainda na fase das idéias.]

    Apenas alguns questionamentos iniciais...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiii, tenho que ver como estará o andamento do meu projeto, mas posso dar um jeito!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara aqui é o velho Deng e eu visualizei mais ou menos qual é o lance, seria legal vc postar algo sobre uma suposta historia, pq pra mim essa ideia ainda é um pouco confusa, principalmente em relação a construção da historia (pensando ai em roteiro)... acho q deve ter um foco específico.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não necessariamente a história precisa ter um foco específico...na verdade, pode-se haver até três histórias no mesmo filme, uma vez que a obra será dividida em três fragmentos. O importante é que esses fragmentos se interliguem por algum ponto, que pode ser o universo estético, mesmo cenário, características dos personagens...enfim...as escolhas dependerão de vocês.
    Sobre a duração estimada, é previsto que o curta que produziremos tenha uma média de 15 minutos, mas isto tbm dependerá da escolha dos participantes.
    Os recurso técnicos disponíveis pertencem à Uesc, sendo eles câmera Sony Dvd-Cam, microfone boom, software de edição Final Cut e os recursos gráficos poderão ser trabalhados no After Effects. Alguma dúvida???
    Sobre o deslocamento, é imprenscíndível que as locações se encontrem nos municípios de Ilhéus ou Itabuna. Mas quando menor o número de locações, seria melhor do ponto de vista logístico de produção. Já em relação ao número de personagens, eu não queria delimitar este fator. Seria bom que quando estivermos discutindo a respeito dos mesmos, fossemos definindo isso aos poucos, com a contribuição de todos.

    ResponderExcluir
  7. Man, estou aqui pro que der e vier. Ajudarei dentro das minhas limitações. Vlw!

    ResponderExcluir
  8. A minha dúvida é... como vai surgir essa história? Você quem vai dar inicia-la ou seremos nós?

    ResponderExcluir
  9. Como eu já tô com meu processo (tcc) adiantado em breve estarei livre para te ajudar no que precisar. A única excessão será outubro quando estarei parindo (preciso achar um nome melhor para descrever algo tão lindo..). Adorei a idéia da exibição numa ordem aleatória, três fragmentos que se completam independentemente da da ordem.

    ResponderExcluir
  10. sim =D
    o lance da divisão em três partes que pdoerão ser ordenadas de manieras diferentes e no final a coisa toda sempre terá sentido é realmente o mais interessnate disso tudo!

    ResponderExcluir
  11. Vocês é quem iniciarão a história. Eu irei mediando o processo, dando minhas contribuições no sentido de organizá-la e trazendo algumas idéias também.

    ResponderExcluir
  12. Por mim, tá tudo beleza! Dentro do que posso (tendo em vista meu tcc) estarei disposta a ajudar.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o desafio e topo, inclusive se quiser pode dar umas idéias de fotografia para vídeo. Abraços!

    ResponderExcluir